Mulheres protagonistas
Pelo menos durante esta semana, a capital pernambucana e o estado serão comandados por duas mulheres, a prefeita em exercício, Isabella de Roldão, e a governadora Raquel Lyra. Apesar de serem maioria no eleitorado, as mulheres ainda não ocupam totalmente seu lugar nos espaços de poder. O TJPE, por exemplo, tem 52 homens como desembargadores, o TCE tem sete homens como conselheiros, assim como a própria composição do legislativo onde as mulheres são minoria.
Ter duas mulheres com trajetórias relevantes na política ocupando funções estratégicas é de grande valia para que haja um incentivo ainda maior na proposição de leis e na execução de políticas públicas para o segmento. As eleições de 2022 foram um divisor de águas em Pernambuco, pois além da governadora e da vice Priscila Krause, Teresa Leitão foi a primeira mulher a se eleger para o Senado Federal representando nosso estado.
Que tenhamos em 2024 nova quebra de paradigmas, aumentando a presença feminina nas câmaras municipais e nas prefeituras, para que a igualdade de gênero buscada pela sociedade se transforme efetivamente em mudança para a realidade que temos em nosso estado.
Brega – Pedro Campos convocou para dia 21 de novembro audiência pública na Câmara dos Deputados para debater o Projeto de Lei que pretende instituir o Dia Nacional do Brega. O evento irá reunir artistas, produtores musicais e profissionais da área para debater a importância do brega e a sua cadeia cultural e econômica impulsionadas em Pernambuco e no Brasil. Para o parlamentar, autor do PL, a iniciativa pretende fortalecer o movimento brega na cena cultural do país. A data quatorze de fevereiro, aniversário de Reginaldo Rossi, foi sugerida para celebrar anualmente o brega.
Crime – O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, defendeu que as instituições brasileiras unam esforços e coloquem “energia máxima” no combate ao crime organizado e à violência. Barroso também defendeu medidas que “impeçam a infiltração do crime organizado nas instituições públicas e permitam ao Estado recuperar espaços que estão perdidos para o crime organizado”. Para Barroso, o Brasil e a América Latina vivem atualmente um cenário muito grave de violência, com “os piores índices do planeta, que superam, inclusive, os registrados por países em guerra”.
Guia – No decorrer desta semana, cinco partidos exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão, conforme previsto no calendário de 2023. São eles: Avante, PSB, PT, PSOL e PDT. No total, serão exibidos 15 minutos de propaganda partidária na semana, distribuídos da seguinte maneira: quatro minutos para o Avante e um minuto para o PSB na terça; cinco minutos para o PSB na quinta-feira; dois minutos tanto para o PSOL quanto para o PDT e um minuto para o PT no sábado. No segundo semestre deste ano, o PT terá direito a mais 40 inserções, com um tempo total de 20 minutos. De acordo com a norma, a propaganda partidária deve ser exibida no primeiro e no segundo semestre dos anos não eleitorais e apenas no primeiro semestre dos anos em que houver eleição ordinária.
Inocente quer saber – A reunião da governadora com a bancada estadual surtiu algum efeito positivo?
www.rentalexoticcar.com diz
Your perspective on this topic is very interesting. Thanks for the detailed explanation.