A fragilidade tucana
Partido da governadora Raquel Lyra, o PSDB viu seu tamanho se reduzir abruptamente com a ascensão do PT e depois com a vitória de Jair Bolsonaro em 2018, cujo ponto alto se deu em 2022, com a eleição de apenas dezoito deputados federais numa federação com o Cidadania. O partido vive hoje o seu pior momento, uma vez que há uma clara divisão de alas, fazendo com que a legenda possa ter uma debandada muito em breve.
Os tucanos se fragilizaram porque nunca fizeram efetivamente uma oposição ao PT, deixaram uma avenida de oportunidades para o bolsonarismo que se fortaleceu em 2018 e se consolidou em 2022, mesmo sendo derrotado pelo PT, o PL formou bancadas expressivas na Câmara e no Senado e deverá antagonizar o jogo contra o PT nos próximos anos.
A própria governadora Raquel Lyra, um dos principais expoentes tucanos, deverá deixar a legenda após quase oito anos de filiação, por discordar dos rumos adotados pela futura direção do partido. O fato é que assim como DEM, que precisou se fundir para formar o União Brasil, o PSDB também deverá seguir o mesmo caminho.
Fake News – O deputado federal Pedro Campos repercutiu em suas redes postagem falsa de Bolsonaro sobre a transposição do Rio São Francisco. O ex-presidente publicou na última segunda (23) imagens de canais, atribuindo à sua gestão a abundância do abastecimento em determinado trecho; e, em outro vídeo, uma suposta denúncia de seca no mesmo trecho, responsabilizando à gestão do governo Lula pelo feito. Contudo, o vídeo, que foi manipulado por Bolsonaro, é de André do Cariri, youtuber e criador do canal Jeito Nordestino. A imagem do canal com alto volume de água foi feita em 2023 pelo youtuber, no período da gestão petista.
Sem surpresa – O parlamentar, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, diz não se surpreender com o uso de informações falsas por parte de Bolsonaro para falar da transposição. “Infelizmente essa é uma atitude recorrente dos bolsonaristas. O povo que vive às margens do canal sabe a verdade e mostrou isso nas últimas eleições”, afirma o parlamentar.
Eleitoral – O Estado de Pernambuco tem um novo procurador regional Eleitoral. Foi nomeado o procurador Adílson Paulo Prudente do Amaral Filho. Ele irá coordenar o trabalho dos promotores eleitoriais nas eleições municipais de 2024 e também irá atuar perante o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Natural de São Paulo, Adílson Amaral cursou Direito na USP e fez mestrado em Direito na PUC/SP. Ingressou no Ministério Público Federal, por concurso, em fevereiro de 1997. No Nordeste, atuou em vários órgãos do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife. Adilson Amaral já atuou outras vezes como procurador eleitoral substituto e auxiliar.
Homenagem – O Grupo de Executivos do Recife, Gere, reúne na próxima segunda-feira vários setores da sociedade para homenagear o ministro da Pesca, André de Paula, no Spettus Premium, em Boa Viagem. O presidente da Abipesca, Eduardo Lobo, fará a saudação.
Inocente quer saber – O almoço com a bancada federal em Brasília trará efeitos políticos para a governadora Raquel Lyra?
Deixe um comentário