Dilma entrega articulação política a Michel Temer
A presidente Dilma Rousseff vem enfrentando inúmeras dificuldades na condução política do seu governo, a falta de interlocução entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional fez com que Eduardo Cunha vencesse a presidência da Câmara dos Deputados, enquanto Renan Calheiros, por méritos próprios, venceu a presidência do Senado.
O episódio da eleição da mesa diretora das duas Casas fez com que a presidente perdesse cada vez mais prestígio político perante os deputados federais e senadores. Isso foi fruto da desastrosa gestão política do governo comandada por Pepe Vargas, Aloizio Mercadante e Miguel Rossetto.
Ciente da situação, Dilma ouviu o ex-presidente Lula, fato que não vinha ocorrendo nos últimos meses, e decidiu entregar a articulação política do Palácio do Planalto ao vice-presidente da República Michel Temer. Logo Temer que foi um brilhante deputado federal e é um profundo conhecedor das peculiaridades do Congresso Nacional.
Agora é possível que o governo Dilma Rousseff consiga desatar o nó que estava ocorrendo na seara política. Porém, como não existe almoço grátis, o PMDB ficou muito mais poderoso dentro do governo federal e se a instabilidade política continuar após os protestos do dia 12, o PMDB pode virar a cobra criada por Dilma pra lhe morder.
Aguardemos então os próximos desdobramentos.
Fusão – Foi aprovada ontem pela executiva nacional do DEM a fusão ao PTB. Em breve eles pedirão um novo registro da sigla que terá 43 deputados federais. Em Pernambuco, o comando da sigla deve ficar nas mãos do deputado federal Mendonça Filho.
Caminho – Como o PTB integrará os quadros da oposição ao governo Dilma, o ministro Armando Monteiro estaria de malas prontas para sair do PTB. O caminho mais provável de Armando é o PDT do deputado Wolney Queiroz. As bancadas federal e estadual lideradas por Armando Monteiro também devem migrar para a legenda de Carlos Lupi.
Contestando – O diretório municipal do PSB do Cabo contestou a coluna de ontem que falava de Lula Cabral ter que responder por Vado da Farmácia. Porém, é público e notório que Lula avalizou Vado e o resultado bom ou ruim da gestão seria debitada ou creditada na conta do ex-prefeito e hoje deputado Lula Cabral.
100 dias – A bancada de oposição na Alepe, composta por treze deputados, se reunirá com a imprensa amanhã no plenarinho da Casa Joaquim Nabuco, para apresentar um balanço dos 100 dias do governo Paulo Câmara. Em três meses, a atual oposição tem feito mais barulho do que a que contestou o ex-governador Eduardo Campos por oito anos.
RÁPIDAS
Paulo Câmara – O governador Paulo Câmara esteve reunido ontem com o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso em São Paulo. Paulo e fhc trocaram idéias sobre o cenário político nacional. O encontro serviu para o governador de Pernambuco aprender um pouco com FHC.
Painel do Lyra – Hoje a partir de cinco horas da manhã estará no ar mais uma edição do Painel do Lyra, que é gravado no Hotel Barramares em Piedade e veiculado na TV Guararapes. A análise será sobre o cenário político nacional.
Inocente quer saber – Como ficará a situação dos prefeitos petebistas do estado após a fusão com o DEM?