Os virtuais nomes do Recife
A disputa pela prefeitura do Recife em 2024 significa um ambiente muito favorável para o atual prefeito João Campos, que tentará a reeleição sob uma aprovação de mais de 70% de acordo com as pesquisas divulgadas até o presente momento. Mas apesar de seu favoritismo, há movimentos no sentido de construção de múltiplas candidaturas na oposição.
A estratégia se dá especialmente após a disputa de 2022, quando a oposição elegeu Raquel Lyra quebrando uma hegemonia de dezesseis anos do PSB em Pernambuco, até então a mais longeva no período democrático do estado. E isso se deu porque a oposição lançou quatro nomes competitivos e não deixou que o nome socialista sequer chegasse ao segundo turno.
No comando do Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra atua no sentido de incentivar múltiplas candidaturas no Recife, pois sabe que se João Campos for reeleito com folga se torna um adversário extremamente competitivo na sua reeleição em 2026. No seu campo, Raquel incentiva pelo menos três nomes: Túlio Gadelha, que é filiado à Rede Sustentabilidade, Daniel Coelho, do Cidadania, e Gilson Machado, do PL. Na verdade, esta terceira opção não seria de toda vontade da governadora, que defende um nome mais moderado para o partido.
Mas o grande xis da questão está no PT. A governadora tem feito gestos de aproximação com o partido e aposta num distanciamento da legenda do PSB para o lançamento de uma candidatura própria, o que poderia convergir para um segundo turno. Então além de João Campos, a oposição se fragmentaria em até cinco postulações para tentar forçar um segundo turno, pois contaria com Dani Portela, do PSOL, que hoje inviabilizaria Túlio Gadelha por estarem numa mesma federação. Se mesmo diante de tamanho esforço da oposição, João liquidar a fatura na primeira etapa, ele sairá extremamente fortalecido das urnas, especialmente se o PT tiver candidato e ainda assim ele for vitorioso.
Segurança – A governadora Raquel Lyra receberá o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em uma cerimônia para implantar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) e o Programa de Ação na Segurança (PAS) em Pernambuco. Esses programas visam fortalecer a segurança pública por meio de investimentos para combater a violência no estado. O evento ocorrerá na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, nesta quarta-feira.
Investimento – A associação de investidores MoveInfra apresentou um plano de investimento de R$ 80 bilhões em infraestrutura ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Representando os principais grupos de infraestrutura do país, essa iniciativa reflete o crescente interesse dos investidores em atuar no Brasil, consolidando-o como um importante destino de investimento em infraestrutura. Além disso, durante a reunião, destacou-se a necessidade de planejar a construção de um novo aeroporto em São Paulo, considerando o crescimento projetado para os próximos anos.
Inocente quer saber – Quem é o nome preferencial de Raquel Lyra na disputa do Recife em 2024?
Deixe um comentário