Raquel vira a página com novas inaugurações
A inauguração do novo prédio do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife, ontem, pela governadora Raquel Lyra (PSDB), com a duplicação do número de atendimentos ambulatoriais, sinaliza para o fortalecimento de uma marca que a gestora tem reforçado em discursos e, sobretudo, ações: o fim dos canteiros de obras inacabadas, que há tempo marca a gestão em Pernambuco. Iniciada ainda em 2013, a obra de ampliação do HAM deveria ter sido entregue desde 2015. Com pouco mais de oito meses, a nova gestão acelerou o ritmo, equipou os andares e entregou à população.
O evento de ontem se soma a outras grandes inaugurações já realizadas, a exemplo de 500 unidades habitacionais financiadas pelo PAC 1 e que o governo do Estado não conseguia concluir há mais de uma década: os residenciais Canal do Jordão, em Jaboatão, e o Mulheres de Tejucupapo, no Recife. Auxiliares da governadora contam que, além da missão de “não deixar ninguém pra trás”, como sempre repete, Raquel Lyra também passou a instrução de não deixar nenhuma obra – em condições de conclusão – para depois.
Na lista das próximas obras que já estão sendo aceleradas, o Hospital da Mulher de Caruaru, com a primeira das cinco maternidades prometidas na campanha, e a 1ª etapa da Adutora do Agreste. No pacote, atenção especial também para a malha viária: o diagnóstico da nova gestão, realizado ainda no primeiro semestre, apontou que a maior parte das requalificações anunciadas no Plano Retomada ficaram pelo caminho. Com R$ 758 milhões já em conta, decorrentes do empréstimo do Banco do Brasil, um amplo pacote já está às vésperas de ser assinado, mas com a regra de que só se dê ordem de serviço para aquelas com recursos garantidos para conclusão.
A missão de iniciar, realizar e entregar – com início, meio e fim – as obras da sua gestão também rem repercussão direta na geração de empregos, uma das maiores dificuldades do cenário econômico encontrado pela governadora. Embora já tenha a vitória de ter registrado, até aqui, a abertura de 10 mil vagas de trabalho formais em 2023, as dificuldades da construção civil tem atrasado um desempenho melhor. É apostando nas obras públicas, com o planejamento realizado no primeiro semestre, que a governadora prevê números mais robustos. Está determinada a deixar para trás o título de estado brasileiro com mais desempregados, uma das mais indigestas heranças que recebeu.
Renúncia – O fato político de ontem foi a renúncia do senador Jarbas Vasconcelos, que elencou os motivos que fizeram tomar esta decisão. Desde novembro no cargo, o senador Fernando Dueire, agora efetivado, terá a missão de criar uma marca representando Pernambuco no Senado Federal com a responsabilidade de substituir uma das maiores referências da política pernambucana e nacional.
Mercados – O prefeito João Campos reuniu-se com a bancada do PSB em Brasília para tratar de medidas que ajudem a requalificar os mercados públicos. Participaram Eriberto Medeiros, Felipe Carreras, Guilherme Uchoa Junior, Pedro Campos e Lucas Ramos.
Inocente quer saber – Agora efetivado, Fernando Dueire fará história no Senado Federal?
OMAR CORDEIRO DE ARAUJO diz
Bom dia, gostaria de conversar com vcs, a cerca de uma possível propaganda.
Sílvia Dionizio diz
Gostaria de saber se a conclusão é entrega do Hospital da Mulher, em Caruaru, também está incluso no projeto de conclusão da governadora Raquel Lyra.
Obg.
Lucas Lourenço diz
Está sim, Sílvia, inclusive as obras estão em andamento. A inauguração deve ocorrer no final do ano.
Lucas Lourenço diz
Eu sou de Caruaru e conheço o trabalho de Raquel Lyra de perto. Fez muito com pouco, agora em Pernambuco tem muito mais recursos para fazer e apoio do Governo Federal. Deixa a mulher trabalhar e realizar.