Resposta imediata
No último domingo a cidade amanheceu com a notícia de um incêndio no Mercado da Encruzilhada, que é quase centenário, pois foi inaugurado em 1924. O equipamento sofreu vários danos e exigirá uma ação do poder público no sentido de recuperá-lo. A prefeitura anunciou uma ação emergencial no prazo de 180 dias para que ele possa voltar a ter o seu funcionamento, até lá os quase 200 permissionários receberão um auxílio mensal no valor de R$ 3 mil.
Os mercados do Recife possuem uma grande contribuição com a história da cidade, como o da Madalena, o de Casa Amarela, o de São José, o de Areias e o da Encruzilhada. Portanto, precisam de um zelo especial para evitar que novos episódios como este se repitam. Mais do que a fiscalização do poder público, é preciso também que os próprios usuários dos mercados tenham o cuidado necessário para evitar novas catástrofes.
A resposta do prefeito João Campos foi fundamental para que num período curto tenhamos um monumento histórico da cidade de volta às mãos dos recifenses. O prefeito mais uma vez demonstrou celeridade e senso de responsabilidade para com aqueles que mais precisam. No tocante ao legislativo municipal, que os nossos vereadores possam propor leis mais duras para que se coíba a negligência tanto dos usuários quanto dos fiscais para que os mercados e outros equipamentos de uso público tenham maior efetividade em seu funcionamento.
Enfermagem – Desde o último mês de janeiro, a Procuradoria do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Pernambuco já entrou com pedido de impugnação de 12 concursos públicos realizados por prefeituras sob a alegação de que os editais descumpriam a lei do piso – tudo abaixo do valor que determina a legislação. As últimas duas cidades notificadas foram Condado e Lagoa de Itaenga, que na semana passada lançaram certames com ilegalidades.
Expectativa – Rifado da federação PSOL/Rede Sustentabilidade para disputar a prefeitura do Recife em 2024, o deputado federal Túlio Gadelha poderá trocar de partido para permanecer no páreo. Para isso, precisará que até o final do mês exista a alternativa de janela partidária aprovada pelo Congresso Nacional sem risco de perda de mandato.
Aprovação – O prefeito do Recife, João Campos, segue com elevada aprovação entre o empresariado recifense. A boa avaliação é fruto de uma gestão moderna e capaz de ouvir as demandas de todos os setores da sociedade. O poder público deve agir como um facilitador do desenvolvimento econômico, e isso tem sido uma premissa da gestão na capital pernambucana.
Entrega – A ampliação do Hospital Agamenon Magalhães (HAM) será entregue, nesta terça-feira, pela governadora Raquel Lyra. O novo prédio está equipado com ambulatório e atendimento especializado em clínica médica, endocrinologia, materno-infantil, ginecologia, colpocitologia, fonoaudiologia e reabilitação, além de bloco cirúrgico. A entrega do Ambulatório José Breno de Sousa Filho representa a expansão nos atendimentos em saúde para os pernambucanos.
Inocente quer saber – Teremos fiscalização mais rígida nos outros mercados do Recife?
Deixe um comentário