Movimento abrupto
Por uma década aliado ao PSB, quando assumiu a presidência do PSD através de uma articulação de Eduardo Campos junto a Gilberto Kassab, a relação entre André de Paula e os socialistas foi marcada por altos e baixos, a exemplo de 2015 quando André tornou-se secretário das Cidades, de 2019, quando não foi contemplado pelo governador Paulo Câmara na sua equipe e em 2022, quando André acabou preterido de ser o senador da Frente Popular.
Mesmo tendo uma gama de alternativas, André de Paula optou pelo projeto de Marília Arraes, sendo candidato a senador na sua chapa. A opção de André não foi suficiente para que ele fosse eleito, figurando na terceira colocação. Depois, por uma indicação de Gilberto Kassab, virou ministro de Lula.
No Recife, André voltou a indicar a sua filha Cacau de Paula para a secretaria de Turismo, após um hiato de alguns meses por conta da eleição. Aliados do ministro faziam juras de amor a João Campos, mas ontem ganhou força a informação de que o PSD poderá integrar o governo Raquel Lyra. O próprio André fez rasgados elogios à tucana, o que abre um caminho de solidificação da relação entre o PSD e a ocupante do Palácio do Campo das Princesas.
O movimento será brusco e terá desdobramentos em 2024 e 2026. Ainda não se sabe se haverá um distanciamento do PSD do prefeito João Campos, mas com a queda de braço que está acontecendo entre PSB e PSDB, há quem afirme que ao optar por Raquel, o ministro estará automaticamente afastando-se do PSB.
Capacitação – Em parceria com o Senado Federal, a Assembleia Legislativa de Pernambuco oferecerá, gratuitamente, uma capacitação em Gestão Pública Sustentável, que será realizada nos próximos dias 16 e 17 na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina. O curso faz parte do Programa de Fortalecimento dos Municípios que começou em Garanhuns, no Agreste Meridional, em maio. A ideia é percorrer as 12 regiões administrativas do Estado com o programa que visa melhorar a prestação de serviços à população nas casas legislativas de todos os municípios pernambucanos.
Fernando Dueire – O senador Fernando Dueire (MDB) tem recebido uma série de prefeitos e lideranças políticas em seu gabinete para viabilizar recursos para os municípios pernambucanos. O parlamentar não faz nenhuma distinção de partido e tem colocado seu mandato a serviço de Pernambuco.
Progressistas – Fiador da governadora Raquel Lyra, o PP do deputado federal Eduardo da Fonte, tem recebido uma série de sondagens para filiações com vistas a 2024. O PP tem a segunda maior bancada na Câmara Federal e na Alepe, e poderá ser o destino de muitos candidatos a prefeito que buscam alinhamento com o presidente Lula e a governadora Raquel Lyra.
Apoio – Os deputados federais Fernando Monteiro e Silvio Costa Filho chegaram a um denominador comum para que o Republicanos possa apoiar a reeleição da prefeita Márcia Conrado em Serra Talhada.
Inocente quer saber – Alex Campos irá para o governo Raquel Lyra na sua cota pessoal?
Neto Bandeira diz
Política realmente é “nuvem”. Outrora, um defensor ferrenho do PSB e integrante da “frente popular”, embarcando com Raquel? Quanta incoerência. Ou seria conveniência? Rsrs