O Santa Cruz e o Salgueiro, clubes pernambucanos participantes da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol edição 2012 estão sendo prejudicados pela paralisação da competição graças ao pleito de clubes que nada tinham a ver com a disputa como Treze da Paraíba e Brasil de Pelotas.
A Justiça Comum que acatou o pedido de cinco clubes para paralisar as Séries C e D não entende que estão prejudicando quase quarenta clubes que nada têm a ver com essa querela toda.
A situação abre um precedente parecido com o do Gama em 2000, quando ele não acatou o rebaixamento em 1999 e ingressou na Justiça com uma liminar para evitar ocorrer o campeonato. Terminou que foi realizada a Copa João Havelange conquistada pelo Vasco da Gama após o cruzamento com as outras séries do futebol brasileiro.
Com a Série C e Série D paralisadas, a Série B passa a ter dificuldades, caso ambas não sejam realizadas, porque quatro clubes seriam rebaixados para a Série C no ano que vem, e em não ocorrendo o campeonato, a edição 2013 precisará ser reorganizada através do ranking da CBF, que possui clubes como o Santa Cruz na vigésima segunda colocação, o Fortaleza na vigésima oitava, o Remo que até está fora da Série D na vigésima sétima, o Paysandu na trigésima primeira e por aí vai.
O prejuízo de incluir esses clubes que fizeram essa bagunça ou até mesmo excluí-los da disputa das Séries C e D de 2012 é menor do que o que pode ocorrer caso as edições não ocorram neste ano. Os clubes perdem muito, mas o grande perdedor será todo o futebol brasileiro caso não tenha uma solução definitiva.
Zamenhof diz
E não estava proibido, por normativa, que nenhum clube poderia adentrar na justiça comum? Agora como ficam os investimentos, muito altos, a manutenção do clube com pagamento de folha e despesas decorrentes. Quem vai pagar? Ora, bolas.