Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco realizada na manhã desta segunda-feira (26) discutiu a necessidade de preservação, por meio de tombamento, das ruínas do sítio histórico de São Bento, localizadas no município de Abreu e Lima. Presente ao evento, a senadora Teresa Leitão prometeu apoiar a iniciativa, e colocou o mandato à disposição da causa.
A igreja do sítio histórico, que está em ruínas, foi construída em 1660 pela ordem Beneditina em terreno do Engenho Jaguaribe doado por particular (D. Inês de Oliveira) em 1647. No alto de uma colina, o local oferece uma vista privilegiada aos visitantes do litoral do município de Paulista e do manguezal do Rio Timbó.
Teresa Leitão revelou ter visitado as ruínas em novembro de 2021, e disse ter ficado ao mesmo tempo encantada com a beleza do local, e triste com o estado de preservação. De acordo com a senadora, com a união de esforços políticos de vereadores de Abreu e Lima, da prefeitura, do governo do estado e da União, é possível viabilizar o almejado tombamento do sítio histórico.
A audiência pública foi promovida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, e presidida pelo deputado estadual Mário Ricardo. Teve como convidados a senadora Teresa Leitão; o superintendente do Iphan Jacques Ribemboim; secretário executivo de Turismo de Pernambuco, Daniel Leite; Professora Cláudia Alves de Oliveira, da UFPE, que apresentou um estudo detalhado sobre o sítio histórico; Augusto Eugênio, representante da Fundarpe; Elton Vasconcelos, presidente da Câmara dos Vereadores de Abreu e Lima; Monsenhor Manoel Marques; Natalício Marques, secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Abreu e Lima; Severino Farias, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Abreu e Lima.
Deixe um comentário