A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (CAISAN-PE) realizou sua primeira reunião ordinária em 2023. O evento reuniu integrantes dos governos estadual e federal para debater o panorama alimentar e nutricional no estado e as ações e projetos para o combate à fome no território pernambucano e brasileiro.
“Levar alimentação de qualidade à população é um desafio enorme que necessita da união de esforços. Em Pernambuco, o planejamento e o trabalho são feitos de maneira integrada com a participação de diversas secretarias e órgãos”, afirmou Carolina Cabral, secretária estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) e presidente da CAISAN-PE.
No total, a CAISAN-PE tem 25 integrantes, com representantes de secretarias e órgãos estaduais. Após essa primeira reunião, haverá encontros mensais. “Com essa intersetorialidade levada a sério conseguiremos produzir os resultados que desejamos para tornar Pernambuco um lugar melhor”, enfatizou Carolina Cabral.
A gestora destacou a participação de representantes dos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome nessa primeira reunião do CAISAN-PE. “Estamos seguindo à risca a orientação da governadora Raquel Lyra de dialogar com o governo federal para avançar nas ações que garantam o bem-estar dos pernambucanos”, pontuou.
Uma das representantes do governo federal na reunião foi Ísis Ferreira, gerente de projetos da Coordenação de Relacionamento Federal do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), ligado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. “Foi uma reunião positiva e quero ressaltar a importância dessa parceria e compromisso da governadora Raquel Lyra e da secretária Carolina Cabral. Destaco também o empenho da gestão na reestruturação do CAISAN-PE. Vamos seguir unindo esforços para tirar o Brasil do mapa da fome mais uma vez”, declarou.
A outra participante do governo federal foi Milena Serenini, consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. “Pernambuco é o segundo estado do Nordeste a receber nossa agenda de apoio e implementação à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Acreditamos que as diferentes secretarias do estado irão somar fundamentais esforços à Saúde para conseguirmos focar na promoção da segurança alimentar e no combate à fome e à desnutrição”, disse.
O Governo de Pernambuco também foi representado no evento pela secretária de Educação, Ivaneide Dantas, pelo secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aluísio Ferraz, pelo secretário-chefe da Assessoria Especial à Governadora, Fernando Holanda, pelo presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joaquim Neto, e por gestoras e gestores de outras secretarias e órgãos.
auburn hair color on olive skin diz
I appreciate the balanced perspective you provided here.