O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, esteve na quinta-feira na Assembleia Legislativa de Pernambuco a convite do Deputado Estadual Waldemar Borges para participar de um debate promovido pela Comissão de Educação da Casa, presidida por Waldemar, sobre o tema Segurança nas Escolas, um debate que se tornou central no Brasil após ataques que ocorreram em escolas do País no início de maio deste ano. Ao lado do Ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino e respondendo pela pasta de Segurança, Tadeu foi um dos personagens da atuação efetiva do Governo Federal a fim de combater os crimes praticados contra crianças, adolescentes, professores e funcionários de escolas brasileiras.
“Tivemos uma atuação forte e enérgica, como tinha que ser naquele momento. Agimos de maneira rápida, com uma operação integrada reunindo todos os Estados e conseguimos diminuir o problema naquele momento, com os casos não mais acontecendo no país”, comentou Tadeu, que falou ainda sobre outras ações do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
“Esse foi um problema que se agravou no Brasil com um discurso de ódio e com núcleos neo-fascistas que ganharam expansão nas redes sociais. E trabalhamos também entrando em contato com as diversas redes sociais e cobrando uma resposta efetiva delas na moderação do que estávamos vendo na internet.”
Outro ponto destacado por Tadeu é a flexibilização de armas de fogo que foi adotada pelo Governo anterior. O Secretário coordenou na Senasp um Grupo de Trabalho para a adoção de uma nova política de armas no Brasil.
“Essa política de flexibilização de armas é mais um ponto que devemos levar em consideração nessa crise, mas é algo que o Presidente Lula terá a oportunidade de corrigir. Trabalhamos duro nos últimos seis meses para remontar uma nova política de armas no País e já apresentamos o resultado do estudo realizado”, concluiu Tadeu.
Além de Tadeu Alencar, participaram do evento o Deputado Estadual Diogo Moraes, que preside também a Unale, da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Zara Figueiredo, da Professora Telma Pileggi Vinha, especialista da Unicamp, do Deputado Estadual pela Paraíba, Tovar Lima, do Secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti e do professor da UFRPE, Hugo Ferreira.
Deixe um comentário