A secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), Carolina Cabral, participou, nos dias 1⁰ e 2 de junho, do Encontro da Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste realizado em Natal. Nesta sexta-feira, a gestora, representando a governadora Raquel Lyrra, esteve na cerimônia para celebração do Pacto para a Busca Ativa na região. Trata-se de uma ação em parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à
Fome (MDS) e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste através da Câmara Temática da Assistência Social.
“A busca ativa é mais do que necessária para que possamos fazer uma melhor inclusão das pessoas em situação de vulnerabilidade social. É muito importante que esse trabalho ocorra em total sintonia entre o governo federal e todos os estados nordestinos. Vim a Natal para reforçar o compromisso da governadora Raquel Lyra com todos aqueles que mais precisam. Temos feito a nossa parte em Pernambuco e fizemos a maior pactuação financeira da história do estado no que se refere à transferência de recursos para a assistência social dos municípios. Serão R$ 52,4 milhões, o que representa um aumento de 111% em relação aos valores pagos no exercício anterior”, afirmou Carolina Cabral.
Os integrantes da Câmara Setorial da Assistência Social do Consórcio Nordeste entregaram ao ministro Wellington Dias, do MDS, uma carta na qual “reafirmam o compromisso coletivo em fortalecer os esforços conjuntos na eliminação da fome, da pobreza e na redução das desigualdades e desproteções, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e da atuação integrada com as demais políticas públicas”.
Também foi assinado o Pacto sobre o Plano Brasil sem Fome e Consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
Em relação à busca ativa, o foco são famílias em situação de vulnerabilidade com perfil para inserção no Cadastro Único, mas que ainda não foram inseridas ou estão com dados desatualizados. Nesse contexto, a prioridade são a população em situação de rua, indígenas, pessoas idosas, pessoas com deficiência e crianças em situação de trabalho infantil.
“O olhar do governo de Pernambuco é um olhar de atenção e cuidado e a mudança já está em curso para que nosso estado seja mais justo social e economicamente”, declarou Carolina Cabral
Deixe um comentário