Já tínhamos cantado a pedra no dia 23 quando falei neste blog que Humberto Costa poderia ser o candidato.
A situação praticamente se confirmou e Humberto Costa deve ser o nome da Frente Popular para a disputa pela Prefeitura da Cidade do Recife em outubro.
Diferentemente de 1988, 1992, 1998, 2002 e 2006 quando perdeu cinco majoritárias para Jarbas Vasconcelos nas duas primeiras, para José Jorge na terceira, para Jarbas na quarta e para Eduardo Campos na quinta, Humberto surge como um nome com boas chances de vitória.
Assimo como ocorreu na disputa para o Senado da República em 2010.
Humberto Costa une a Frente Popular, tem a força do apoio do ex-presidente Lula e da presidente Dilma, e afastou o fantasma de só perder disputas majoritárias nas eleições passadas.
Humberto tem feito um excelente trabalho no Senado da República, surpreendendo a quem não votou nele, e sem dúvidas é um bom candidato a prefeito.
Se eventualmente for eleito, é provável que não dispute o governo de Pernambuco em 2014, afunilando o processo entre o candidato do PSB que pode ser Tadeu Alencar ou Fernando Bezerra Coelho e o senador Armando Monteiro.
Uma vez eleito, Humberto Costa dará lugar a Joaquim Franciso no Senado da República. Um homem que tem seus equívocos, mas que não merecia ter saído tão cedo da vida pública. Joaquim herdará um mandato de seis anos, tendo chance de representar bem o PSB e o estado de Pernambuco naquela Casa Legislativa.
A Frente Popular chegou na melhor alternativa que poderia existir, uma vez que João Paulo estava rifado e Armando Monteiro não queria arriscar ser candidato alternativo.
No campo da oposição, fica evidente a necessidade de diminuir as candidaturas e fazer um rearranjo no discurso, imaginar que só bater na gestão de João da Costa vai trazer a vitória é loucura.
Está desenhada uma das melhores disputas pela prefeitura do Recife da história, desde que a oposição saiba fazer frente ao poderio de Humberto Costa.
Deixe um comentário