As políticas públicas para os adolescentes e jovens de Pernambuco foram debatidas no Encontro de Gestores Municipais de Juventude do estado realizado nessa segunda-feira (17) no Recife. A reunião teve a participação de integrantes da secretaria estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) e de representantes de municípios de todas as regiões pernambucanas.
“Esse encontro é um marco na relação entre o estado e os municípios. Vamos cumprir nossa obrigação constitucional, efetivando as políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes e jovens e construindo o que é factível. Executaremos as ações de acordo com as várias realidades das nossas cidades e daremos as respostas necessárias”, afirmou a secretária executiva de Criança e Juventude de Pernambuco, Jane Santos.
A gestora e sua equipe técnica apresentaram o plano de ações da SDSCJPVD para a juventude este ano. Entre as ações prioritárias estão a construção do Plano Estadual de Juventude e a reativação do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude.
“O plano estadual será elaborado de forma democrática e participativa. Também é importante pontuar que a população jovem em situação de extrema pobreza e socialmente vulnerabilizada será a prioridade das prioridades”, destacou Jane Santos.
No encontro, os gestores municipais entregaram uma carta com as principais demandas para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes e jovens pernambucanos. O documento será compartilhado com a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral, e com a governadora Raquel Lyra.
Além da secretaria executiva de Criança e Juventude, as secretarias executivas de Assistência Social, Promoção da Equidade Social e Política sobre Drogas, todas ligadas à SDSCJPVD, foram representadas na reunião dessa segunda-feira.
Deixe um comentário