Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados nas Salas de Recursos Multifuncionais da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vão ajudar a desenvolver conteúdos digitais lúdicos que estimulem a aprendizagem de outros estudantes neurodivergentes (com TEA, TDAH, dislexia e demais condições neurológicas fora do padrão social). O desafio surge a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Educação do município e a empresa Agora Eu Consigo Tecnologias Ltda (Livox), com o patrocínio e apoio da Lego Foundation.
O projeto Aprender Brincando foi anunciado, na tarde desta quarta-feira (05), no Complexo Administrativo, pelo prefeito Mano Medeiros e o sócio-diretor da Livox, Paulo Rodrigues, como parte das atividades que integram a Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o evento, foi iniciada a entrega de tablets a um pequeno grupo de estudantes, de 6 a 13 anos, representante dos 27 que atuarão como coautores de jogos digitais. Ao todo, serão entregues 245 tablets, com licenças vitalícias do software Livox, nos próximos quatro meses.
“Mais uma vez Jaboatão é pioneiro em um projeto que vai transformar a vida de muita gente. Não se trata de uma ação isolada e sim de uma política de gestão. Estamos dando mais um passo. Plantando mais uma semente, plantaremos diversas outras e juntos vamos colher os frutos”, comemorou o prefeito Mano Medeiros, agradecendo à Livox, às famílias presentes e às equipes de Educação, Saúde e Assistência Social que atuam na causa.
Paulo Rodrigues lembrou que já tem uma parceria com o município desde 2017, com o uso da plataforma Livox, já utilizada em todo o mundo para comunicação de pessoas com impossibilidade ou dificuldade de fala. “Agora, estamos iniciando esse projeto-piloto que vai ajudar a ensinar e a aprender. E, a partir de Jaboatão, o mundo inteiro vai ser beneficiado com essa tecnologia assistiva”, declarou, animado.
Laura Caciano, de 15 anos, é uma das selecionadas para o grupo de coconstrução de jogos digitais que recebeu seu tablet. “Eu estou ansiosa”, declarou a garota, com um sorriso estampado no rosto. Os pais também eram pura alegria. “Eu estou nas nuvens. Nem acreditei quando ela foi selecionada. A gente não tem noção da capacidade das pessoas com TEA”, contou Kátia Caciano. O pai complementou: “É muito bom acreditarem neles. Só quem tem um filho com autismo sabe como é difícil. Eles sofrem muito bullyng, são muitas terapias, o apoio da Prefeitura do Jaboatão tem sido fundamental”.
PÁSCOA AZUL
Após a solenidade, as atividades da Semana de Conscientização continuaram com a Páscoa Azul, uma festinha organizada para mais de 100 crianças e adolescentes com TEA atendidos pela rede municipal, com distribuição de ovos de Páscoa arrecadados junto aos servidores. Eles foram recebidos com música e uma decoração montada com muito carinho, que incluiu fotos dos alunos e um caminho cheio de passinhos de coelhos.
Deixe um comentário