Criada CPI par apurar denúncias de irregularidade na Secretaria de Saúde de Tamandaré vereadores instalaram a CPI DA SAÚDE da atual gestão. No dia 23 de março, em sessão ordinária o Presidente da Câmara Municipal de Tamandaré, Gilson Carlos, conhecido por Cinho do Quioque, instalou a CPI na saúde.
Depois de várias denúncias na gestão dos recursos da saúde, a CPI foi criada para apurar as aplicações dos recursos, falta de remédios, falta de exames, de ambulâncias e médicos, além de apurar a grave crise que encontra-se o hospital da cidade. A comissão é composta pelos os vereadores Apauliana Beatriz – PTB, Benedito Ataíde – PSD e Valeriano Batista – PSB. Segundo os parlamentares afirmaram, a situação da saúde no município é preocupante pois foram gastos no ano de 2022 mais de R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais) e o munícipes não tiveram retorno em relação ao que foi gasto.
Dentre as denúncias recebidas e alvos de apuração, encontram-se: remédios com prazo de validade vencido, ausência de leitos no hospital, gastos altíssimos de pessoa, gasto excessivo de combustível, ausência de transporte para os doentes e paciente esperando dias para serem atendidos. A população reconhece falta de saúde a principal instituição do ser humano que ver a tentativa de amenizar o sofrimento a população necessitada do poder para auxiliar na Saúde das pessoas.
A CPI pretende, fazer uma força tarefa com os demais poderes constituídos, como MPE (Ministério Público Estadual), Secretaria estadual, Tribunal de Contra, Conselho Federal de Medicina, entre outros. A ideia é formatar uma ação integrada para buscar soluções neste período de maior crise da saúde em Tamandaré. O Poder Legislativo tem como principal responsabilidade a tarefa de atuar como fiscal do povo e propor mudanças.
Segundo a presidente da Câmara e a vereadora Apauliana, a casa legislativa irá cobrar respostas emergenciais. Ainda foi informado que vários documentos foram enviados ao prefeito Izaias Honorato, o Carrapicho. O prefeito já é alvo de várias denúncias no TCE – Tribunal de Contas do Estado, sendo objetos de várias liminares, por negociações irregulares de terrenos com construtoras, na instalação de resort na Praia dos Carneiros.
O vice prefeito, conhecido Mundinho, foi procurado, mas seu advogado Dr. Leonardo Cruz declarou que o seu cliente espera uma apuração sérias dos fatos denunciados, pois esse é o papel dos vereadores e que a decisão tomada sejam comunicadas aos órgãos competentes, esperando ainda que seja respeitado o devido processo legal.
Deixe um comentário