Agenda inclui debates, palestras, serviços voltados para a saúde da mulher, retirada de documentos e atividades culturais. Todos gratuitos
Para celebrar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) preparou uma programação variada que começa nesta quarta-feira (8) e vai até o dia 15. As atividades fazem parte do projeto “Alepe Mulher” e incluem debates, palestras, rodas de conversas sobre temas da atualidade como feminicídio, direitos da mulher, vida saudável e o papel das trabalhadoras no serviço público que será abordado na palestra “O que é ser mulher trabalhadora da Alepe”.
A programação segue com a realização de diversos exames de prevenção voltados para a saúde da mulher e serviços como retirada de documentos, a exemplo da nova carteira de identidade. Na agenda cultural, o projeto “Café com Poesia”, uma iniciativa da biblioteca da Alepe, promoverá um encontro de mulheres artistas que atuam na poesia, na música, na literatura e demais manifestações culturais. Haverá ainda exposição de livros e fotos.
A cerimônia de abertura da Semana da Mulher na Alepe, nesta quarta-feira (8), contará com a apresentação do “Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da Alepe. Participarão da abertura as deputadas estaduais Débora Almeida (PSDB), Dani Portela (PSol), Rosa Amorim (PT), Delegada Gleide Ângelo (PSB), Socorro Pimentel (União) e Simone Santana (PSB), além do presidente da Assembleia, Álvaro Porto, do primeiro secretário Gustavo Gouveia e demais integrantes da Mesa Diretora.
Também estão entre os convidados o prefeito do Recife, João Campos e a vice-prefeita, Isabella de Roldão, e representantes das secretarias de Saúde do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e do Instituto de Identificação Tavares Buril. A programação terá início com uma palestra da cientista política Priscila Lapa sobre “A presença da mulher nos espaços políticos: as mudanças necessárias”.
As ações do projeto “Alepe Mulher” é uma iniciativa da nova gestão do presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, e do primeiro secretário Gustavo Gouveia com colaboração da Mesa Diretora. Toda a programação é gratuita e voltada para as servidoras efetivas, comissionadas e terceirizadas.
Programação
A palestra que tem como tema “O que é ser mulher trabalhadora da Alepe?” acontece nesta quinta-feira (9) e será ministrada pelas militantes feministas Elisa Lucena e Eloísa Amaral. Na sexta-feira (10), o debate será em torno do feminicídio, tendo como palestrante a delegada da Polícia Civil, Ana Elisa Fernandes Sobreira. As palestras acontecem no Auditório Sérgio Guerra.
Na segunda-feira (13) a programação começa com a edição especial do projeto “Café com Poesia”, na Biblioteca da Alepe. A terça-feira (14) será dedicada à abordagem sobre comida de qualidade e direitos da mulher. A médica Lídia Bandeira falará sobre alimentação saudável no ambiente de trabalho. Já a palestra sobre Defesa dos Direitos da Mulher terá como expositores Erico Andrade, professor de Filosofia, e Carmem Silva, educadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.
A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause farão parte do encerramento do evento, no dia 15, que tem ainda como convidadas a Ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), a senadora Teresa Leitão (PT), representantes das secretarias estaduais da Saúde e da Mulher, a delegada Fabiana Ferreira Leandro, do Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL) e a sócia fundadora do Instituto Maria da Penha, Annabel Guedes.
Deixe um comentário