Numa realização conjunta do Arquivo Público de Pernambuco, será lançado nesta quarta (21/12), a partir das 16h, dois livros que já nascem como marco dos estudos sobre a habitação de interesse social em Pernambuco. “Moradia popular no Recife: trajetórias, lutas e conquistas” e “Moradia popular no Recife: políticas públicas” resumem cinquenta anos de história de um dos maiores desafios dos setores populares em Pernambuco, que é dispor de chão e teto para ficar com dignidade.
Organizado pelas professoras Rosa Maria Cortes de Lima, Danielle Rocha e Angela Maria Souza, os livros reúnem trabalhos delas próprias de outros 12 estudiosos, todos vinculados ao Programa de Pos Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU-PPGDU) da Universidade Federal de Pernambuco. Sao quase seiscentas páginas com textos, gráficos e ilustrações.
O evento coincide com o ato comemorativo dos 77 anos de história do Arquivo Público do Estado, durante o qual sera apresentado o novo site da instituição, que pode ser acessado no endereço arquivopublico.pe.gov.br. Em paralelo será aberta a exposição “Moradia Popular em Pernambuco”, com com livros, plantas e fotografias pertencentes ao acervo do Arquivo Público e que documentam a implementação de diversos programas habitacionais.
“Trata-se de uma obra elaborada a muitas mãos com extremo rigor técnico, mas também com paixão pela humanidade, pois não há isenção na escolha da habitação popular como área prioritária para uma vida inteira de estudo, pesquisa e reflexão”, disse o Diretor do Arquivo Público, Evaldo Costa, no texto de apresentação.
Por sua vez, as organizadoras afirmam que “o acesso à moradia encontra-se no centro da discussão. Representa um desafio cotidiano para a população pobre em sua luta por sobrevivência na cidade, tornando-se objeto da intervenção pública no setor habitacional”.
Deixe um comentário