O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta quarta-feira, 14, que o presidente eleito Lula pediu para o Brasil retomar relações com a Venezuela. “Presidente também me instruiu que restabelecesse relações com a Venezuela. Faremos a partir do dia 1º, enviando num primeiro momento um encarregado de negócios para retomar prédios que temos lá, residências e reabrir a embaixada. E, posteriormente, vamos indicar um embaixador também para junto ao governo Venezuelano”, afirmou Vieira.
O futuro chanceler disse que Lula pediu para ele trazer o Brasil de volta à cena internacional. “Ele [Lula] disse que o Brasil esteve ausente durante muito tempo e que a política que deveria ser implementada durante o governo dele deveria ser uma política de reconstruir pontes”, explicou.
Vieira disse que as pontes precisam ser restabelecidas com os países vizinhos sul-americanos, a América Latina em geral, a África, Estados Unidos, China e União Europeia. “Nós queremos com esses países ter uma relação intensa, produtiva, mas equilibrada, uma relação soberana”, disse, ao se referir sobre os Estados Unidos, China e países da União Europeia.
Retorno a órgãos internacionais
Mauro Vieira também afirmou que o Brasil voltará a órgãos que tinham sido ‘abandonados’, como Celac e Unasul. “O presidente [Lula] me orientou a retomar participação em alguns fóruns, como Celac e Unasul. Teremos uma volta a esses organismos, mas com um olhar novo pois o mundo mudou. Teremos um olhar novo, construtivo, sempre baseado na solidariedade com os países latino americanos e visando a cooperação entre países em desenvolvimento”, disse Vieira.
Vieira também disse que o Lula vai na reunião da Celac no ano que vem.
Informação do G1 Política
Deixe um comentário