A comunidade da UR-11 ganhou, nesta quarta-feira (7), uma Unidade de Saúde da Família (USF) totalmente reformulada e que beneficiará uma população de 11 mil habitantes. A entrega da USF Maria de Souza Ramos foi feita pelo prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, atendendo a um pleito antigo dos moradores da localidade. A unidade possui 22 salas, sendo nove consultórios. O investimento foi de R$ 941 mil.
“Quando andava pelas ruas daqui, ouvia a reivindicação da população para melhorar as condições desta unidade de saúde. Coloquei como prioridade e, em cinco meses, estamos fazendo a entrega à população. Nossa gestão tem sensibilidade social e humana para reverter a situação caótica em que encontramos a Saúde de Jaboatão. E lembramos que parte do nosso compromisso para por discutir juntamente com a população quais são as suas prioridades”, ressaltou o prefeito
Anderson Ferreira lembrou dos avanços já realizados na área da Saúde desde que assumiu a prefeitura. Entre os quais, citou a recuperação de unidades de saúde; o lançamento de um aplicativo para acompanhamento de marcação das consultas especializadas; a abertura da Policlínica da Criança e do Adolescente; a realização de mutirões com o objetivo de zerar a fila de espera por consultas e exames especializados; a convocação de 63 profissionais aprovados em concurso público e a contratação de outros 16 para reforçar o atendimento à população.
Secretário Municipal de Saúde, Alberto Lima garantiu que a comunidade da UR-11 terá um serviço de qualidade e referência. A Unidade de Saúde Maria de Souza Ramos possui estrutura com 22 salas, sendo nove consultórios. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas e agentes comunitários de saúde.
Vacinação – Na ocasião, o secretário Alberto Lima lembrou que a vacinação contra a gripe para o chamado público-alvo se encerra nesta sexta-feira (9). “Não haverá nova prorrogação, por isso é importante que as pessoas compareçam às unidades de saúde”, alertou.
Helio Soares diz
Caro Edmar Lyra
O que chama à atenção e causa insatisfação a uma parte da população da UR-11 e UR-06 é que nem todos têm assistência odontológica. São as chamadas áreas descobertas. Descobertas estão as reais necessidades da população no setor de saúde municipal. Não basta inaugurar USFs em Jaboatão, mas promover assistência em saúde à população de forma plena.