PSB quer protagonismo na região metropolitana do Recife
Além da prefeitura do Recife onde Geraldo Julio tentará a reeleição, o PSB busca conquistar nada menos que sete prefeituras que são Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Paulista, São Lourenço da Mata e Moreno. Caso o partido reeleja os prefeitos de Recife, Paulista e São Lourenço e consiga emplacar ao menos Jaboatão e Cabo, o PSB terá o maior desempenho da sua história na RMR.
Nem no período de Eduardo Campos, o PSB conseguiu tamanho protagonismo na região. As eleições de Miguel Arraes (86 e 94) e Eduardo Campos (06 e 10) se deram majoritariamente no interior pois o partido não era visto com bons olhos pelos eleitores da capital e adjacências. Esse cenário começou a mudar após Eduardo assumir o governo em 2007 e agir para fortalecer o partido também na RMR.
Os candidatos do partido são: Yves Ribeiro (Igarassu), Junior Matuto (Paulista), Antonio Campos (Olinda), Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho), Heraldo Selva (Jaboatão dos Guararapes), Patrícia Brasil (Moreno), Gino Albanez (São Lourenço da Mata) e Geraldo Julio (Recife). Como a RMR concentra parte significativa do eleitorado pernambucanos, ter um bom desempenho em 2016 nestas cidades poderá significar para o PSB um cenário de maior tranquilidade na tentativa de reeleição do governador Paulo Câmara.
Além de buscar o protagonismo na RMR, o partido também almeja ampliar o número de prefeituras para noventa de acordo com um deputado socialista. Se atingir o objetivo, o partido estará apto para não só buscar a reeleição do governador como também manter ou até mesmo ampliar suas bancadas na Alepe e na Câmara Federal.
Homenagem – O candidato a vereador do Recife Felipe Ferreira Lima recebeu na quarta-feira (17) uma medalha de honra ao mérito pela Faculdade Estácio do Recife, na solenidade de colação de grau da turma do curso de Direito, no Centro de Convenções da cidade. Felipe foi escolhido pela unidade de ensino como “alumini”, o aluno exemplo por ter um currículo inspirador aos novos formandos. Mestre em Ciências-jurídicas pela Universidade de Lisboa, o jovem advogado é autor de livro e diretor do “Instituto Egídio Ferreira Lima”.
Lançamento – O candidato a prefeito do Recife pelo PSDB realizou ontem o lançamento da sua candidatura no Teatro Boa Vista. O ato contou com quase mil pessoas e a presença do ministro das Cidades Bruno Araújo, do prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes, do deputado federal Betinho Gomes e de vários candidatos a vereador e simpatizantes do projeto tucano no Recife.
Cores – As peças publicitárias de Daniel Coelho, apesar de ter a predominância verde, apresentam todas as cores como detalhe. A ideia tem por objetivo evitar questionamentos pelo uso da cor verde como ocorreu em 2012 por parte dos adversários. Daniel também optou por abolir o “Coelho” das peças e apostar no D45.
Federal – Com pouco tempo de campanha e de televisão para se apresentar, 30 segundos apenas, Priscila Krause utilizará a candidatura à prefeitura do Recife para impulsionar a sua trajetória política. A ordem é atingir os dois dígitos nas urnas e garantir um recall para 2018 onde ela poderá buscar a reeleição ou tentar o mandato de deputada federal.
RÁPIDAS
Anderson Ferreira – Exercendo o segundo mandato de deputado federal, o candidato a prefeito de Jabotão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) aposta na boa relação que tem com os ministros Mendonça Filho e Mauricio Quintela para alavancar a sua possível gestão em Jaboatão. Anderson diz que como prefeito terá plenas condições de viabilizar recursos para a cidade diretamente com os ministros sem precisar de intermediários.
Voluntários – Não pegou bem a tese de que a campanha de reeleição do prefeito Geraldo Julio (PSB) terá voluntários. Os adversários do socialista trataram de dizer que os “voluntários” de Geraldo nada mais são do que os próprios cargos comissionados da prefeitura e que esse voluntariado é apenas de fachada.
Inocente quer saber – Geraldo Julio conseguirá sair vitorioso no primeiro turno como em 2012?
William Pontes diz
Geraldo Júlio em função de sua performance na PCR perderá a eleição. Apesar do recall do dinheiro terá muita turbulência no vôo pretendido.