Num encontro marcado pela unidade e pelo firme propósito de se afirmar como uma força política importante em Pernambuco, o PSDB do Recife realizou convenção municipal neste domingo (14) e fechou posição em torno de uma candidatura própria à Prefeitura do Recife nas eleições do próximo ano. A discussão mais objetiva ocorrerá em momento “adequado” – como frisou o deputado federal Daniel Coelho – exaltado por todas as lideranças presentes como o legítimo representante da legenda para representá-la nesse embate. Mas todos entendem que o PSDB precisa se fortalecer já a partir de agora porque se apresenta claramente, desde as eleições presidenciais do ano passado, como o partido de maior preferência dos brasileiros.
Além do diretório do Recife que tem o vereador André Régis como presidente (composição completa abaixo), o PSDB também elegeu os jovens Tiago Levi e Carla Falcão para os segmentos Juventude e Mulher, respectivamente.
A unidade que marcou a composição da executiva municipal se reproduzirá na formação do colegiado estadual na convenção do próximo sábado (20). O atual presidente deputado federal Bruno Araújo ressaltou a importância de abrir o PSDB para a renovação. “Mais do que nunca esse é o momento de organização do nosso partido que passa sobretudo por renovação. André (Régis) prepara um time de primeira, linha com o novo diretório municipal, para um projeto que precisa ser construído junto. Como líder da Minoria, vice-presidente nacional do partido e presidente do PSDB em Pernambuco, esse é um dos motivos que me faz abdicar do direito de reeleição para abrirmos espaço para que mais pessoas possam ajudar o partido”.
Presentes ao encontro, além do presidente do PSDB do Recife e de Pernambuco, André Régis e Bruno Araújo, respectivamente, os deputados federais Daniel Coelho e Betinho Gomes, o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, e a presidente da Jucepe, a ex-deputada Terezinha Nunes. A vereadora licenciada Aline Mariano cumpriu agenda do Pacto pela Vida do Recife, mas chegou ao final do evento. Em entendimento com André Régis, colaborou com a composição do novo diretório do partido na capital numa disposição pela construção da unidade do PSDB.
Num auditório lotado de militantes, todos ressaltaram em seus discursos que o PSDB – segundo partido mais votado nas últimas eleições municipais – precisa se fazer presente na disputa do próximo ano. O presidente Bruno Araújo ressaltou, inclusive, que esse é um “comando expresso” do presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves. “A ordem é eleger o maior número possível de vereadores e o prefeito do Recife. Vamos firmes nessa unidade”.
Abaixo, principais trechos dos discursos proferidos na convenção do PSDB do Recife realizada neste domingo (14), na sede do partido:
Deputado federal Bruno Araújo, presidente do PSDB-PE – Mais do que nunca esse é o momento de organização do nosso partido que passa sobretudo por renovação. André (Régis) prepara um time de primeira linha com o novo diretório municipal para um projeto que precisa ser construído junto. Como líder da Minoria, como vice-presidente nacional do partido e presidente do PSDB em Pernambuco, esse é um dos motivos que me faz abdicar do direito de reeleição para abrirmos espaço para que mais pessoas possam ajudar o partido. E nesse processo de renovação tem o comando expresso que vem do nosso presidente Aécio Neves, da executiva nacional de prepara o PSDB para eleger o maior número de vereadores e o prefeito do Recife. Vamos firmes nessa unidade. Sabemos que temos o propósito de nos fortalecermos porque a sociedade dará uma grande resposta ao atual partido que está no poder tendo como partido predileto para sua resposta o PSDB. Mas não podemos acreditar que isso acontecerá de graça. Não, vai depender do trabalho de organização que André começa agora, que nós imprimiremos na executiva estadual, com a renovação da executiva nacional com Aécio presidente, mas sobretudo com todos nós com a mesma crença: a de que todos de alguma forma deve vir à vida pública ajudar a discutir política porque sabe que mais do que nunca o Brasil precisa de organização para se opor a esse grupo de mentirosos e de bandidos que tomara o Brasil de assalto. Vimos aqui hoje pessoas que não víamos há muito tempo, outras que nem sabíamos que eram filiados ao partido, isso é um movimento espontâneo onde a sociedade dá sinais de que pretende dar um basta e o caminho começa com o sucesso nas eleições municipais e o PSDB vai mostrar no ano que vem o tamanho e a importância que o partido tem pra nós fazendo uma bela eleição com a vitória no Recife.
“Deputado federal Betinho Gomes, secretário-geral do PSDB-PE – Acredito que sairemos fortalecidos desse processo municipal, que é a antessala da disputa presidencial e tenho certeza que o PSDB chegará lá com um projeto forte. Chega de corrupção, cinismo, do descaso daqueles que foram eleitos prometendo ser a esperança desse país e se transformaram num verdadeiro pesadelo. Vejo com muito alegria no PSDB do Recife o sopro de renovação que chega ao nosso partido. Vemos aqui jovens, mulheres, intelectuais, gente do povo, movimentos sociais, tudo que se precisa ver num partido, todos engajados na causa que será abraçada pelo PSDB do Recife de fazer Daniel Coelho prefeito dessa cidade para que a gente possa promover transformações sociais. Estamos em Pernambuco construido um movimento de renovação do nosso partido.”
Deputado federal Daniel Coelho – Nós estamos aqui hoje porque acreditamos que podemos conjuntamente construir algo diferente do que aí estar. A verdade é uma só: o PSDB está unido, em Pernambuco e no Brasil porque temos um objetivo comum. Estamos unidos para mudar o Brasil. Nós perdemos a eleição presidencial do ano passado para uma mentira. De que se Aécio ganhasse seria contra o Nordeste, tiraria direitos do trabalhador, aumentaria a conta de luz. Foram essas mentiras que deram a vitória a Dilma e que, passada a eleição, ela aumenta a conta de luz, mexe na CLT, aumenta impostos dos remédios…Mas mentira tem perna curta. O PSDB continua firmes em suas posições e é com a mesma firmeza que a gente vai mudar o Recife. Quem está aqui hoje é porque tem o sentimento de que o PSDB precisa e vai apresentar sua proposta no momento adequado à cidade do Recife, com altivez. Quem apostar que o PSDB será legenda auxiliar vai se dar mal. Está muito claro no que se ouviu aqui hoje que o PSDB não é uma legenda de alugue que alguém compra com dois, três cargos, aqui tem posição política. A discussão aqui é muito maior. E é por isso que a gente vai estar unido, que a gente está forte e que no próximo sábado faremos uma convenção estadual também num movimento de unidade porque a gente sabe onde a gente quer chegar. Vamos sim eleger uma grande chapa de vereadores e vamos construir um projeto para o Recife, tenham segurança disso. Vamos apresentar candidato e vencer essas eleições.
Vereador André Régis, presidente do PSDB do Recife – Temos hoje muitos desafios. O próximo são as eleições municipais. Para mim é um grande orgulho encabeçar um diretório de tantas referências. É um diretório de primeira qualidade para discutir os problemas da cidade e preparar o partido para seus grandes desafios. O que queremos é que esse partido possa ser ocupado por todos aqueles que desejam discutir os nossos compromissos. Que acreditam que a gente possa ter uma cidade melhor. Falaram aqui do meu trabalho na Educação. O que vejo é com muita tristeza: quem entra numa escola municipal do Recife sai deprimido. São 320 unidades, talvez 20 escapem. Escolas com temperatura ambiente de 34 graus, as crianças e professores derretendo, espaços opressores, sem articulação, sem espaços de lazer, problemas de água…Isso é grave violação aos direitos humanos! E a gente vai deixar isso? Essa pauta deve ser nossa na disputa no próximo ano para eleger nosso candidato e mudar essa realidade. O partido que não disputa eleição não cresce. Hoje nós damos força inconteste da nossa força que é apenas uma mostra porque há muito mais gente que se engajará nesse projeto. O PSDB é hoje é o partido de maior preferência no Brasil. Temos que ativar nossa militância.
Prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes – É sobre um PSDB que tem um projeto para o Recife que estamos conversando aqui hoje. Um PSDB que governando diversas capitais e cidades importantes do Brasil consegue fazer mudança com base em compromissos programáticos. O PSDB tem propósitos, não estar a serviço de corporações nem de disputas que são legítimas mas menores do que nossos projetos. Por isso estamos confiantes na unidade do partido que não vai se perder na divisão, mas se somar e se multiplicar na vontade de superação de debilidades para que a gente possa fazer em Pernambuco um partido maior do que é. Um partido com legitimidade para se colocar não apenas nas eleições do Recife mas também nas de 2018.
Ex-deputada Terezinha Nunes: O PSDB precisa ir para as ruas. Estamos com uma expressiva presença de lideranças mas precisamos ser milhares nas ruas para fazer desse um grande partido em PE. Nas últimas eleições municipais o PSDB já foi o segundo maior partido em PE. Não podemos perder esse lugar. Agora precisamos estar nessa posição para sermos o primeiro no futuro. A nossa presença na Região Metropolitana nos garante isso além dos apoios que temos no interior e do grande trabalho que tem de ser feito daqui pra frente com grandes candidatos a prefeito. Sérgio (Guerra), nosso grande líder, fez desse partido uma grande legenda no interior do Estado; nossas lideranças jovens fizeram o PSDB um grande partido metropolitano, o nosso desafio é juntarmos as duas regiões para que o PSDB fique mais forte e expressivo. Temos os nossos três mosqueteiros na Câmara do Deputados – Daniel, Betinho e Bruno – que têm realmente se destacado pelo trabalho e ficando o PSDB em Brasília. O PSDB precisa levantar sua voz agora em 2016 para que Daniel chegue à Prefeitura do Recife como é o nosso sonho com uma grande votação para mudar a cara dessa cidade, de um Recife que está velho, abandonado, com poucas perspectivas e poucos sonhos.
Veja os integrantes da executiva do PSDB do Recife:
André Régis – presidente
José Durval – primeiro vice
João Coelho – segundo vice
Xavier Barbosa – secretário-geral
Wanderson Florêncio – secretário
Paulo Muniz – tesoureiro