Maioria dos brasileiros é a favor da privatização dos presídios, diz pesquisa

Em pesquisa realizada pela CNI-Ibope, em dezembro de 2016, 58% das pessoas são a favor da privatização de presídios no Brasil. Para discutir o tema “Crise Penitenciária e o Abuso de Autoridade”, no Ponto a Ponto deste sábado (15), a jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda, convidaram o advogado criminalista Fabio Tofic. O programa Ponto a Ponto será exibido à meia-noite, na BandNewsTV.

Para Tofic, o Brasil seguiu uma política de encarceramento em massa copiando os Estados Unidos na década de 70. “É uma política criminal muito voltada para a repressão às drogas. 80% dos presos por tráficos foram pegos com menos de 60 gramas de droga”, explicou.

Retrato – O Ministério Público divulgou, ano passado, as estatísticas dos apenados no Brasil: são aproximadamente 55 mil homens e 33 mil mulheres. O País encontra-se no 72º lugar no ranking do número de presos provisórios. O primeiro lugar é a Líbia, na África.

Tofic é presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e dedica-se à defesa gratuita de réus desprovidos de recursos perante o Tribunal do Júri. Essa atuação se dá a partir de convênio entre o IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa – entidade criada em 2000, e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. A atração será reprisada no domingo (16), às 17h.

Sobre Edmar Lyra
Jornalista político, editor do Blog Edmar Lyra.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*