Domingo de Páscoa marca início da 360ª Festa da Pitomba em Jaboatão dos Guararapes

Um dos mais tradicionais eventos do município do Jaboatão dos Guararapes, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como Festa da Pitomba, chega a sua 360ª edição neste Domingo de Páscoa (16). O festejo, realizado anualmente em homenagem à padroeira do bairro de Prazeres, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, se estende ao longo de nove dias, e terá início com a procissão da Bandeira de Nossa Senhora dos Prazeres, seguida por uma missa festiva campal, ato que marca o início do ciclo de novenas. Em paralelo às atividades religiosas, serão realizados, a partir da próxima quinta-feira (20), das 20h à 00h, shows com artistas locais e representantes da cultura popular.

O ciclo de atividades religiosas se estende ao longo dos nove dias de programação. Uma grande procissão da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, ponto alto dos cortejos, marcará o encerramento da festa, quando fieis, em caminhada, farão, no início da noite da segunda-feira (24), um percurso entre a Estrada da Batalha e a Avenida Barreto de Menezes. Na chegada da procissão, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebrará a Bênção do Santíssimo, seguida por um Show de Louvor.

Entre as atrações que farão a festa do público no Polo Artístico, estão nomes como Capim com Mel, André Rio, Maestro Spok, Petrúcio Amorim, Tróinha, Banda Torpedo, Sheldon, Menor, Karynna Spinelli, Leto do Cavaco, Shot Sertanejo, Irah Caldeira e Nádia Maia. A animação do Polo Cultural, por sua vez, ficará por conta dos maracatus Flores do Monte e Batuques de Pernambuco, Orquestra Pernambucana de Ritmos, Balé Popular de Jaboatão dos Guararapes, Fauzer Zaidan & Os 03 do Forró, Capoeira Nova Aliança, Orquestra de Frevo 90 Graus, Coco Serrote, The Aft, Mandagaroba, entre outros artistas.

O público que for conferir de perto as atrações da 360ª Festa da Pitomba encontrará, ainda, feirinha de artesanato, barracas de comidas e bebidas e um parque de food truck. Documentos e objetos perdidos poderão ser entregues em um espaço criado especificamente para facilitar a coleta e o armazenamento.

Secretarias municipais irão promover diversas ações conjuntas ao longo dos nove dias de festa. Equipes da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes estarão presentes no evento prestando orientações sobre medidas de combate à violência contra a mulher, criança e adolescente, além de promover campanhas educativas nas áreas da Saúde e Desenvolvimento Social. Equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros irão reforçar a segurança do evento. Agentes de trânsito irão atuar de forma a garantir a mobilidade da festa.

História
Realizada há 360 anos, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres é considerada como uma das mais tradicionais manifestações culturais de Pernambuco. O evento religioso acontece sempre nos primeiros dez dias da Semana Santa, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, patrimônio histórico brasileiro. Conhecida nacionalmente, a comemoração católica passou a ser popularmente chamada de Festa da Pitomba por acontecer na época de colheita da fruta tropical, largamente consumida no nordeste brasileiro.

A origem da festa está relacionada com o episódio da batalha entre soldados brasileiros e invasores holandeses. De acordo com a tradição, Nossa Senhora dos Prazeres fez uma milagrosa aparição aos soldados, diante do Monte Guararapes, para proteger e fortalecer as tropas contra os inimigos estrangeiros. Após a aparição da Virgem, o comandante Francisco de Menezes, em ação de agradecimento, mandou edificar uma capela-mor, em homenagem à santa. No documento emitido em 08 de novembro de 1656, o general Francisco pediu que todos os anos houvesse um grande festejo com muita pompa em homenagem à santa. A partir daí, os monges passaram a realizar a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres.

Sobre Edmar Lyra
Jornalista político, editor do Blog Edmar Lyra.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*