Coluna do blog desta terça-feira

Jarbas Vasconcelos será o candidato a ser batido na disputa pelo Senado em 2018

Considerado um dos políticos mais vitoriosos e mais coerentes de Pernambuco, o deputado federal Jarbas Vasconcelos construiu sua trajetória com muita seriedade e muita firmeza, de quem teve a oportunidade de governar o Recife por duas ocasiões e Pernambuco por outras duas, se elegendo senador em 2006 e considerado um dos melhores senadores daquela safra, pois teve a coragem de combater o petismo e o lulismo quando quase todos se rendiam ao PT e ao ex-presidente Lula.

Nas eleições de 2014 fez um gesto extremamente altruísta, quando abdicou de tentar a reeleição para o Senado para facilitar a construção da Frente Popular de Pernambuco que elegeu Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho. Decidiu então tentar um mandato para a Câmara dos Deputados e surpreendeu muita gente ao ser o terceiro mais votado com 227.470 votos, quando muitos consideravam que ele teria dificuldade de alcançar o mandato.

Com a morte de Eduardo Campos em 2014, Jarbas Vasconcelos voltou a ser grande referência da política pernambucana, tendo um papel fundamental na unidade da Frente Popular no momento em que Eduardo morreu, quando alguns aliados de Paulo Câmara tentaram tirá-lo da cabeça de chapa, mas graças a um posicionamento firme de Jarbas, que chamou o feito a ordem, a vontade de Eduardo não só foi respeitada como também chancelada nas urnas.

Jarbas agora tenta voltar ao Senado, pois não se adaptou ao ambiente da Câmara Federal. É um ator importante da política pernambucana que ganha relevância acima do habitual no cenário nacional no momento em que vivemos uma crise moral sem precedentes. Nas eleições de 2018, com duas vagas em disputa, dificilmente haverá algum candidato capaz de derrotar Jarbas, que aos 74 anos de idade, virou uma unanimidade no Brasil nos quesitos ordem, decência e preocupação com o futuro da política e do Brasil.

Exemplo – Um dos poucos prefeitos do PT que saíram vitoriosos em Pernambuco nas eleições de 2016, o prefeito de Serra Talhada Luciano Duque tem se consolidado como a maior liderança do município, pois faz uma das melhores gestões do estado conseguindo neutralizar adversários como Carlos Evandro e o secretário de Transportes Sebastião Oliveira. O êxito da sua gestão tem lhe colocado como uma liderança em ascensão no sertão do Pajeú.

Visita – O presidente nacional do PRTB Levy Fidelix, que disputou a presidência da República em 2014 e pretende disputar novamente em 2018, esteve em Pernambuco para realizar articulações do partido visando a chapa proporcional no estado, onde o partido junto com outras siglas menores pretende eleger três deputados estaduais e dois deputados federais.

Corrupção –  Registrando os três anos da Lava Jato, o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), vai fazer nesta terça-feira (21) a palestra de abertura do I Simpósio DeVry-FBV de Combate à Corrupção, com o tema “Operação Lava Jato e o futuro do combate à corrupção no Brasil”.

Júnior Matuto – Em Paulista o prefeito Júnior Matuto (PSB) vem patinando na gestão. Reeleito por absoluta falta de adversários, Matuto com quase três meses do segundo mandato não disse a quê veio. O lixo tem tomado conta de alguns bairros da cidade, há reclamações do atendimento em unidades públicas de saúde e a sensação generalizada é de que a cidade tem um prefeito omisso.

RÁPIDAS

Candidato – Herdeiro político do ex-deputado federal Salatiel Carvalho, o diretor da Rádio Maranata André Carvalho poderá ser candidato nas eleições 2018. Com forte penetração no segmento evangélico, André ainda não definiu se tentará ser candidato a deputado federal ou deputado estadual no ano que vem.

Programa – Nesta quarta-feira a partir das 7 horas da manhã estaremos no programa Atualidade em Foco da Rádio Maranata FM. Nele abordaremos os últimos acontecimentos políticos. A Rádio Maranata é líder de audiência em Jaboatão dos Guararapes e fica sempre entre os primeiros lugares em várias cidades da Região Metropolitana do Recife.

Inocente quer saber – Quem de Pernambuco vai escapar do Listão de Janot?

Sobre Edmar Lyra
Jornalista político, editor do Blog Edmar Lyra.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*