Coluna do blog desta sexta-feira

Doria vira opção consolidada para a presidência da República 

Após fazer história sendo o primeiro prefeito eleito de São Paulo no primeiro turno desde que a possibilidade de segundo turno foi instituída, João Doria tem conquistado a simpatia dos paulistanos, dos paulistas e principalmente dos brasileiros. Empresário consolidado, reconhecido nacionalmente por sua capacidade de gestão e de realizar networking, Doria tem implantado um modelo de gestão privada no setor público, quebrando inúmeros paradigmas, servindo de exemplo para outros gestores públicos e inexoravelmente se tornando um nome cada dia que passa mais natural para disputar a presidência da República.

O PSDB tem após dezesseis anos de deixar o Palácio do Planalto com Fernando Henrique Cardoso, um nome que conseguirá convencer os brasileiros a dar uma chance ao partido que foi o grande responsável pela estabilidade econômica no país. João Doria é bom gestor, bom frasista, tem boa imagem para se apresentar no guia eleitoral e pode, caso eleito, herdar um país de Michel Temer melhor do que o presidente recebeu de Dilma Rousseff.

A equação de Doria presidente é mais fácil do que se imagina, pois os três presidenciáveis tucanos, Geraldo Alckmin, José Serra e Aécio Neves podem buscar um mandato de governador para os dois últimos em 2018 ou um mandato de senador para o primeiro. Ainda que Serra e Aécio percam a disputa pelo governo de seus respectivos estados, poderiam assim como Geraldo Alckmin virar ministros de um governo Doria, que recuperaria o tucanato a uma perspectiva de poder que há muitos anos não existia.

Não dá para o PSDB inventar a roda, lançar João Doria para a presidência da República, tendo como vice-presidente ACM Neto, que também é outro excelente prefeito de Salvador, é uma chance extremamente real de derrotar o PT e uma eventual volta de Lula em 2018. Qualquer outro nome o risco de derrota é muito maior. Aos tucanos cabem a máxima de que é melhor ser coadjuvante amigo do rei do que ser protagonista da oposição.

Reforço – Apesar de a fatura caminhar para ser liquidada em prol de Célia Sales (PTB), o comando de campanha está articulando um grande ato no domingo em Ipojuca com a presença do ex-presidente Lula, que estará em Monteiro na Paraíba e poderá dar uma esticadinha para reforçar a grande vitória no próximo dia 2 contra Carlos Santana (PSDB).

Recuperação – O presidente Michel Temer teve três motivos para comemorar que foram a concessão de quatro aeroportos, gerando R$ 700 milhões a mais do que eram esperados, o saldo de empregos gerados de 35 mil em fevereiro, após 22 meses ininterruptos de postos de trabalho fechados maiores do que criados e a classificação de risco da Agência Moody’s que tirou o grau negativo do Brasil para estável.  Três provas cabais que a economia está se recuperando sob o comando de Temer após o tsunami devastador chamado Dilma Rousseff.

Aposentadoria – Preocupado exclusivamente com a sua aposentadoria, já que está em vias de garantir o seu direito como deputado federal, Cadoca (PDT) apresentou uma emenda que salvaguarda os parlamentares da regra de transição para a reforma da previdência que foi apresentada pelo governo. Se é difícil convencer a população da reforma da previdência, imagine preservando seus privilégios, que recebem apenas de salário quase R$ 34 mil fora outras regalias.

Irregularidades – A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) julgou irregulares as contas de diferentes gestores da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes referentes ao ano de 2011, quando a cidade tinha como prefeito Elias Gomes (PSDB). Foram encontrados problemas em atos das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Cultura e Eventos e na Comissão Permanente de Licitação.

RÁPIDAS

Prêmio – A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Azul apresentarão os números da campanha de incentivo para a venda do destino Pernambuco e premiarão os agentes de viagens de todo o Brasil que participaram projeto. O encontro com a imprensa e trade turístico pernambucano será realizado no dia 22 de março, às 19h, no Catamaran Tours, no Cais de Santa Rita.

Compesa – Após os péssimos serviços ofertados aos pernambucanos, a Compesa poderá sofrer significativas baixas daqui por diante, pois cidades como Petrolina e Cabo de Santo Agostinho já trabalham no sentido de municipalizar o abastecimento d’Água. Se a moda pegar vários prefeitos seguirão o caminho de Miguel Coelho e Lula Cabral e assumirão o abastecimento que é extremamente precário.

Inocente quer saber – Michel Temer aprovará a reforma da Previdência no Congresso Nacional?

Sobre Edmar Lyra
Jornalista político, editor do Blog Edmar Lyra.

2 Comments on Coluna do blog desta sexta-feira

  1. Alfredo Golmann // 17 de março de 2017 em 9:25 // Responder

    Enfim…. Caro blogueiro, vc faz um comentário coerente. Quando faz um raio X, da corrida presidencial.

  2. Governo Doria sonho de uma noite de verão. O Brasil não aguenta um novo Collor.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*