Coluna do blog desta segunda-feira

Anderson Ferreira está afinadíssimo com Paulo Câmara 

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira foi candidato em 2016 à revelia do Palácio do Campo das Princesas que apoiou a candidatura de Heraldo Selva, que sequer foi ao segundo turno. A eleição gerou um certo estremecimento, pois Anderson recebeu o apoio do adversário de Paulo Câmara em 2014, Armando Monteiro. Mas esse estremecimento faz parte do passado.

Com quatro meses de gestão, a relação entre o prefeito e o governador é a melhor possível, e as parcerias administrativas entre o republicano e o socialista têm viabilizado melhorias para a cidade de Jaboatão dos Guararapes, com obras e liberação de recursos. Segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, Jaboatão é vista pelo Palácio do Campo das Princesas como estratégica para a reeleição do governador no ano que vem.

A Anderson, que lidera um grupo formado por um deputado estadual e dois vereadores do Recife, caberá ampliar os espaços em 2018 com a eleição de André Ferreira para a Câmara Federal e a volta de Manoel Ferreira para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, e uma aliança com o PSB parece ser o caminho mais tranquilo para atingir este objetivo.

Faltando 17 meses para a eleição de governador de Pernambuco, as aparições de Anderson Ferreira ao lado de Paulo Câmara serão cada vez mais comuns, como hoje, quando será dado o pontapé inicial para a revitalização do Parque Nacional dos Guararapes, que deverá contar com a presença dos ministros Raul Jungmann (Defesa) e Roberto Freire (Cultura), igualmente aliados do prefeito e do governador.

Gênero – O vereador Renato Antunes, líder da bancada do PSC e vice-presidente da Comissão dade Educação da Câmara Municipal do Recife, realizou um encontro com lideranças religiosas no centro da cidade, para aprofundar o conhecimento sobre a ideologia de gênero. Referência do assunto no Brasil, a Dra. Marisa Lôbo, que tem sido uma voz no Congresso Nacional, em defesa dos valores da família, esteve presente no encontro e compartilhou seus estudos e pesquisas sobre o tema.

Empregos – A Qualiman Engenharia e Montagens Ltda. iniciou neste mês as obras de reforma e adequação do antigo canteiro de obras da Unidade de Snox da Refinaria Abreu e Lima em Ipojuca. Para a execução desses serviços foram contratados até o momento 113 trabalhadores residentes nos municípios vizinhos à Refinaria. O contrato tem duração de 21 meses e a previsão é gerar 800 novos postos de trabalho na área operacional.

Perda – O ex-presidente Lula perdeu dezoito pontos nas suas intenções de voto na pesquisa Uninassau em Pernambuco. Lula tinha 65% no último levantamento, agora figura com 47%. Mesmo liderando a sondagem no estado, a pesquisa aponta para um derretimento da candidatura do ex-presidente que deve se confirmar em pesquisas nacionais após a divulgação de uma série de denúncias envolvendo o petista.

Perseguição – Responsável por um mandato combativo em Araripina, o vereador Edsávio Coelho (SD) que integra a bancada de oposição na cidade, tem recebido constantes ameaças por parte da atual gestão. A última foi de que ele poderia perder o mandato por suposta infidelidade partidária pelo fato de integrar a oposição ao prefeito e não ter apoiado o candidato do partido a prefeito em 2016. A infidelidade só se caracteriza para perda de mandato quando há troca de partido fora do prazo estipulado pela justiça ou por não seguir a orientação partidária no exercício do mandato, mas que enseja apenas um processo de expulsão da sigla, jamais a perda do mandato.

RÁPIDAS

Adeus – O coronel reformado Tarciso Calado, ex-secretário da Casa Militar e comandate da PM durante o governo Joaquim Francico, faleceu na última quarta-feira. Uma figura querida da sociedade, o coronel fará muita falta aos que acompanhavam e fizeram a segurança pública de Pernambuco, pois foi idealizador de uma série de projetos exitosos na área durante sua carreira.

Militância – A militância virtual petista, famosa pelo assassinato de reputações, vem realizando uma cruzada virtual contra o prefeito de São Paulo João Doria, que poderá ser o candidato do PSDB a presidente da República em 2018.

Inocente quer saber – Dilma Rousseff será candidata a senadora pelo Rio Grande do Sul em 2018?

Sobre Edmar Lyra
Jornalista político, editor do Blog Edmar Lyra.

2 Comments on Coluna do blog desta segunda-feira

  1. amigo,

    Bom dia!obrigado pela às palavras para meu pai.Que Gostava muito de vc é seu e seu.Toda dias estava olhado seu blog e seu comentários.
    abraço,Fica com Deus!

  2. William Pontes // 15 de maio de 2017 em 7:24 // Responder

    Inocente quer saber:o cache dos artistas na festa da Pitomba foram baixos, porém um cantora evangélica recebeu 54.000,00 para cantar num evento fechado. Tá lá no Diário Oficial. E o que se anda falando do Anderson é pra ficar de queixo caído.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*