Coluna do blog desta quarta-feira

João Paulo está com os dois pés fora do PT 

Vereador, deputado estadual, deputado federal, prefeito do Recife e candidato a senador, a história de João Paulo se confunde com a do PT, quando ele se tornou uma das maiores lideranças populares de Pernambuco. Apesar de ter sido eleitoralmente bem sucedido, João Paulo sempre foi coadjuvante para o comando estadual e nacional do partido, perdendo lugar para Humberto Costa que sempre disputou as melhores eleiçōes e venceu apenas uma para o Senado em 2010, perdendo todas as outras majoritárias que disputou.

Nas eleições de 2016, após já ter ido para o sacrifício em 2014, João Paulo disputou a prefeitura do Recife e não teve qualquer apoio do diretório nacional do PT, que o deixou à míngua mesmo ele tendo o melhor desempenho de todos os candidatos do partido a prefeitos de capitais. Circula nos bastidores que não chegou um único centavo do diretório nacional para bancar sua campanha, fazendo com que o petista ficasse com uma dívida de campanha de R$ 1,6 milhão.

Insatisfeito com o PT, João Paulo estabeleceu diálogo com o deputado estadual Silvio Costa Filho, que foi candidato a vice-prefeito na sua chapa em 2016, e foi se distanciando do PT cada vez mais. Além disso teve reuniões com o governador Paulo Câmara e outros atores políticos para tratar do seu futuro eleitoral. Chegou a ser convidado para assumir um cargo no governo Michel Temer com atribuições voltadas para o Nordeste, mas avaliou que essa guinada política poderia não ser bem interpretada pelos seus eleitores, portanto acabou abortando esse projeto.

Mas o diálogo com o governador Paulo Câmara continuou e há quem diga que ele pode ser candidato a senador ou a deputado federal na chapa de reeleição do governador por um partido da Frente Popular. Independentemente do destino que o ex-prefeito do Recife tomará, uma coisa está sacramentada: ele não continua mais no PT. O anúncio oficial, segundo fontes ligadas a João Paulo, deverá ocorrer no próximo dia 10 de abril.

Camaragibe – Há quase seis meses fechado, o Laboratório Municipal de Camaragibe (LAMUC) foi reinaugurado na manhã de ontem. O prefeito Demóstenes Meira (PTB), que esteve no último sábado inspecionando as obras no local, também marcou presença na reabertura ao lado do secretário de saúde Hely Farias. Só neste primeiro momento, com o atendimento reaberto ao público, o laboratório emitiu mais de 60 resultados de exames.

Educação – A educação de Palmares, na Mata Sul pernambucana, ganhou um importante reforço, nesta terça-feira. Em visita ao município, o governador Paulo Câmara inaugurou a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Fraternidade Palmarense, localizada no bairro Quilombo III. Para a implantação do equipamento, foram investidos um total de R$ 3,4 milhões do Tesouro Estadual. A unidade, atingida pela enchente de 2010, funcionava em prédio locado, e, hoje, possui uma estrutura moderna com capacidade para atender 504 alunos.

Estágios – Por solicitação da deputada Terezinha Nunes (PSDB), a Comissão de Educação da Alepe realiza nesta quarta-feira, às 9h, Audiência Pública para discutir a decisão da procuradoria federal do trabalho de Caruaru determinando que os estágios de estudantes só devam ser realizados pelas próprias universidades. As entidades alegam não ter estrutura para isso. Terezinha diz que sendo mantida esta decisão os atuais 30 mil estudantes que realizam estágio no modelo corrente vão ter que ser dispensados.

Turismo – Nesta quarta-feira, o Centro de Convenções de Pernambuco recebe o Encontro Municipal de Turismo, promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. O evento marca o início da agenda anual do Governo de Pernambuco, através do secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, com os prefeitos e secretários de turismo dos municípios pernambucanos.

RÁPIDAS

Milho – Graças a uma articulação da deputada estadual Roberta Arraes (PSB) junto à secretaria de Agricultura, a cidade de Araripina deverá receber uma unidade do balcão de vendas da CONAB. Com a chegada do empreendimento, os produtores rurais da cidade e de todo o sertão do Araripe serão beneficiados.

Afinado – O vereador Benjamin da Saúde (PEN) tem demonstrado grande afinação com o prefeito Geraldo Julio. Além de votar fechado com o prefeito nas questões de interesse do executivo na Casa José Mariano, também tem participado constantemente dos eventos da prefeitura, sendo um aliado de primeira hora de Geraldo Julio.

Inocente quer saber – Quando o Congresso Nacional acabará com a aberração chamada Imposto Sindical?

Sobre Edmar Lyra
Jornalista político, editor do Blog Edmar Lyra.

1 Comentário on Coluna do blog desta quarta-feira

  1. João Paulo não é o primeiro e bem será o último político a cuspir no prato que comeu. Teve a projeção para ser prefeito do Recife face o PT. Agora, na nova opção vai se eleger quando?

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*